Como descongelar a sua comida corretamente (sem perder o sabor)

Time Casa Bonometti

Time Casa Bonometti

Ter no congelador refeições prontas, como lasagna ou caldos, é sempre uma ótima estratégia para manter uma alimentação prática e saudável, consumindo alimentos saborosos que podem ser conservados por vários dias a fim de evitar desperdícios. Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas para ajudar quem precisa otimizar o tempo e deseja se alimentar com pratos caseiros, livres de ingredientes ultraprocessados.

Por isso, vamos destacar como fazer o descongelamento com segurança para evitar a proliferação de bactérias e preservar o sabor da comida.

Tenha sempre em mente que para respeitar o processo natural de degelo, é necessário colocar o alimento dentro da geladeira por cerca de 12 a 24 horas antes do consumo. E lembre-se que após o descongelamento, o prato deve ser aquecido ou cozido imediatamente

Mas caso queira acelerar o processo, há duas opções:

1 – Embale o alimento em um saco plástico e o deixe submerso em um recipiente com água sempre morna

2 – Utilize o micro-ondas. Escolha a função descongelamento ou reduza a potência do aparelho a 50% e o ligue por dez minutos. Faça pausas para virar ou mexer o alimento.

Para consumir carnes, sopas ou caldos, é possível pular a etapa de descongelamento e colocá-los direto na panela, sem que haja perda de nutrientes.

Por exemplo, se você quiser experimentar nosso Caldo Verde feito com Batata, água, paio, couve, cebola, alho, sal, cominho, pimenta do reino, o modo de descongelar é muito simples e pode ser feito no fogão ou microondas: 

No fogão basta transferir a sopa ainda congelada para uma panela e esquentá-la em fogo baixo até atingir a temperatura desejada.

Já no microondas é só colocar a sopa destampada no microondas por cerca de 8 minutos ou até atingir a temperatura desejada.

Caldo Verde Congelado

Agora uma informação super importante: uma vez que a comida foi descongelada, ela não pode voltar ao freezer, exceto no caso de ingredientes crus que ainda serão utilizados em alguma receita.

Gostou dessa dica? Não esqueça de compartilhar para a informação chegar em mais pessoas, basta clicar no botão acima que indica a rede social que você quer compartilhar. 

Um abraço!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WHatsapp

Continue lendo