Massa de Pizza Caseira Leve e Deliciosa

Time Casa Bonometti

Time Casa Bonometti

Olá pessoal! 

Pizza caseira é uma paixão da minha família e uma tradição que atravessa gerações. Mas você já tentou fazer pizza caseira e achou a massa um pouco mais pesada e indigesta do que a que comemos na pizzaria? Isso tem a ver com o tempo que deixamos a massa fermentar!!!

A dica mais valiosa para o sucesso da sua pizzada em casa é começar a preparar a massa com um pouco mais de antecedência. O resultado vai ser muito mais leve e delicioso. Eu mesma gosto de começar a massa na véspera, mas como eu sei que isso muitas vezes é inviável, eu te indico fazer a massa na hora do almoço e deixar fermentando até o jantar. Eu te garanto que você não vai se arrepender! 

A minha receita é muito fácil. Já aviso que no primeiro momento a massa vai estar bem grudenta e com uma cara bem feia ainda. É normal. Não precisa acrescentar mais farinha e nem ligar para o delivery. Só confie em mim e continue seguindo o modo de preparo! Com o passar das horas ela vai ficar mais bonita e lisinha e tudo vai fazer sentido.

Anote os ingredientes (são apenas 4)*: 

  • 700g de Farinha de Trigo 
  • 560g de Água 
  • 17g Sal a gosto 
  • 2g Fermento Biológico seco ou  6g de Fermento Biológico fresco.
 
*As quantidades acima foram calculadas para render 4 pizzas, mas se você quiser fazer uma quantidade diferente considere 300g de farinha por pizza. Multiplique a quantidade de farinha por 0,8 para achar a quantidade de água, e por 0,0025 para achar a quantidade de sal (sim, cozinha também é matemática!)

Vou dividir o modo de preparo em 4 etapas: Preparo da Massa, Fermentação, Porcionamento e Finalização

Preparo da Massa 

Em uma tigela junte a farinha de trigo, a água e o sal. Misture bem até formar uma massinha. Agora junte o fermento, misture bem e pronto! Massa pronta!

Fermentação

Durante a fermentação nós vamos fazer dobras na massa! Neste começo as dobras vão ser mais chatinhas de fazer, mas conforme for passando o tempo de fermentação a massa vai ganhar forma e vai ficar mais fácil. Vou explicar como se faz, e depois você vai repetindo. 

AS DOBRAS: Molhe suas mãos com água, para a massa não grudar. Belisque um canto da massa, puxe-a para esticar essa parte da massa que você pegou, e dobre-a para cima dela mesma. Faça a mesma coisa nos 4 cantos da massa. Com as dobras feitas, você vai levantar a massa da travessa e virá-la, deixando as dobras para baixo e a parte lisa para cima. (Não entendeu? Assista o nosso vídeo no IGTV no minuto 6:35) 

Repita as dobras 4 vezes, a cada 40 minutos. Depois da quarta dobra, cubra a massa e a deixe descansando até 1h30 antes do horário que você pretende assar a pizza. 

Porcionamento 

Agora a sua massa deve ter crescido bastante e deve estar até com bolhas. 

Com a mão molhada, retire-a do recipiente em que ela está e coloque na sua bancada de trabalho que também deve estar molhada, para a massa não grudar. Bata as suas mãos na massa com a ponta dos dedos para tirar o excesso de ar. Dobre as quatro pontas da massa para formar um retângulo, e divida-o em 4 partes (ou na quantidade de pizzas que você irá fazer). Pegue cada pedaço de massa que você porcionou, repita o movimento da dobra em cada um, e deixe-o descansando por 10 minutos. 

Passado os 10 minutos, pegue cada pedacinho de massa e delicadamente molde seus cantos com as mãos para formar bolas. Jogue farinha por cima e deixe descansar um pouco

Finalização 

Achate cada bola de massa com a mão, empurrando os cantos tentando esticar a massa, mantendo o formato redondo. Você também pode levantar a massa pela borda e ir rodando, para que seu próprio peso a estique. 

Não gosto muito de abrir no rolo, pois estraga as nossas tão queridas bolhas conseguidas com a nossa fermentação. 

Depois é só colocar o molho de tomate, o recheio de sua preferência e levar ao forno pré aquecido na potência máxima por 20 a 30 minutos, ou até as bordas ficarem douradinhas. 

Agora é só se deliciar!! Façam e depois me contem como ficou! 

Se postarem foto da receita, não esqueçam de marcar o perfil da @casabonometti e da @lubonometti. 

 

Gostou dessa dica? Não esqueça de compartilhar para a informação chegar em mais pessoas, basta clicar no botão acima que indica a rede social que você quer compartilhar. 

Um abraço!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WHatsapp

Continue lendo