O que é fermentação natural

Time Casa Bonometti

Time Casa Bonometti

A mistura de água, farinha de trigo e muitas horas de descanso é uma das técnicas mais utilizadas para produzir micro-organismos, chamados de levedura: o fermento natural para pães. A magia provocada por essa cultura de bactérias acontece quando uma pequena porção da mistura é incorporada à massa do pão, dando início a um fascinante processo de fermentação natural, utilizado na preparação de todas as receitas de pães da Casa Bonometti.

Pães feitos com fermentação natural da Casa Bonometti

O processo de fermentação favorece o aroma, sabor e textura inconfundíveis desses pães, que além de apetitosos, oferecem benefícios para a saúde.

Um bom motivo para substituir um pão com fermento industrializado por natural, é o fato de que ele precisa de menos glúten em sua produção, o que facilita o consumo de quem sente algum incômodo com a substância.

Há ainda lactobacilos que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal e podem ser encontrados apenas nesse tipo de fermento. Outro benefício é a durabilidade da massa, que por ter casca mais grossa e ácido acético da levedura, se torna menos suscetível à formação de bolor.

Extremamente saborosos e cheios de personalidade, os pães de fermentação natural nos conectam à culinária tradicional de nossos antepassados, que já comercializam leveduras no Antigo Egito, 300 anos a.C., utilizando técnicas artesanais e ingredientes puros.

Agora que você já sabe tudo sobre fermentação natural, confira alguns dos nossos pães feitos com a técnica:

Gostou dessa dica? Não esqueça de compartilhar para a informação chegar em mais pessoas, basta clicar no botão acima que indica a rede social que você quer compartilhar. 

Um abraço!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WHatsapp

Continue lendo