Receita de Quentão e os segredos para um quentão maravilhoso

Time Casa Bonometti

Time Casa Bonometti

Olá pessoal! 

Hoje eu quero compartilhar com vocês uma das minhas receitas juninas preferidas! O Quentão é uma bebida deliciosa e aconchegante, que esquenta o corpo e o coração. Eu gosto muito do sabor aromático e docinho que conseguimos alcançar com uma mistura de ingredientes simples e fáceis de encontrar. Abaixo, você encontra o passo a passo de como fazer quentão. 

Anote os ingredientes: 

  • 1 xícara açúcar 
  • 15 cm de canela em pau 
  • 6 cravos da índia pedaço de uns 3 cm de gengibre em rodelas 
  • 1 colher de sobremesa de erva doce 
  • Casca de limão/laranja/maçã 
  • 500ml de água 
  • 700ml de cachaça
 

Modo de preparo: 

– Em uma panela coloque o açúcar junto com os outros ingredientes que trazem o gostinho e o aroma especial: o cravo, a canela, a erva doce, o gengibre, as cascas das frutas que você escolheu, e qualquer outro toque especial que você tenha escolhido. Leve a panela ao fogo até caramelizar o açúcar, mexendo para que não queime no fundo da panela. O trabalhinho a mais de caramelizar o açúcar impacta o sabor e vale muito a pena! 

– Enquanto o açúcar carameliza, coloque em um recipiente separado os 500ml de água para ferver. Quando o açúcar estiver bem derretido e douradinho, junte com cuidado e aos poucos a água fervente. Não pule o passo de aquecer a água antes de juntar ao restante da receita, hein?? Se a água fria entrar em contato com o açúcar caramelizado, vai empedrar tudo!! Depois não diga que eu não avisei 🙂 

– Aumente o fogo e mexa até o açúcar caramelizado se misturar à água. Agora é só juntar a cachaça de sua preferência e deixar ferver! O teor alcóolico da receita final vai depender de quanto tempo você vai deixá-la ao fogo fervendo. Como o álcool é volátil, ele vai evaporando aos poucos, conforme a mistura se mantém aquecida. Então este detalhe eu deixo a gosto do freguês!!

 

Segredinhos: 

Dose muito bem a quantidade de açúcar: Como a cachaça é feita de cana de açúcar, conforme ela evapora, a receita vai ficando mais doce, então tome cuidado para não passar da medida e deixar seu quentão doce demais! 

Não rale o gengibre: O gengibre é fibroso e quando ralado solta seus fiapos na bebida, ficando bem desagradável de tomar. Prefira fatiá-lo em rodelas finas. 

Cuidado com a Casca do limão e da laranja: Essa dica vale para qualquer receita em que você vá usar a casca do limão ou da laranja. Na hora de descascar (ou tirar raspas), tente não pegar muito da parte branca da casca, pois ela deixa a receita amarga.

Sirva o seu quentão em canecas ou taças que tenham lugar para segurar sem queimar as mãos, e agora é só partir pro brinde!!
Para assistir ao vídeo desta e de outras receitas, acesse nosso IGTV: 
 

Gostou dessa dica? Não esqueça de compartilhar para a informação chegar em mais pessoas, basta clicar no botão acima que indica a rede social que você quer compartilhar. 

Um abraço!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WHatsapp

Continue lendo